Infra-estrutura

Todos os orientadores do Curso possuem em seu gabinete aparelho telefônico e microcomputador ligado à rede Internet, 24 horas por dia.

A estrutura do Departamento de História prevê espaços destinados aos estudantes de pós-graduação, como salas de reunião e estudo dotadas de computadores e demais equipamentos.

Além disso, o Curso dispõe da seguinte estrutura laboratorial:

1. Laboratório Multimídia de Pesquisa Histórica (LAMPEH).

Criado em 2004, o Laboratório está situado no edifício da Biblioteca Central da UFV e possui três salas climatizadas, com área total de 150 metros quadrados. Dispõe de 2 leitoras de microfilmes, vinte computadores, quatro scanners, um data-show, dois gravadores digitais de som, dez discos rígidos externos e um servidor que abriga a página do laboratório, através da qual são disponibilizadas páginas com acervo on-line (www.lampeh.ufv.br).

Além de abrigar obras de consulta controlada da BBT, o Lampeh possui acervo de microfilmes de jornais do século XIX e acervo de cds (Projeto Resgate). Através da página www.lampeh.ufv.br/acervosmg disponibiliza fontes documentais digitalizadas (em convênio com o IPHAN), bem como banco de dados digitais do Arquivo da Câmara Municipal de Viçosa.

2. Laboratório de Narrativas Históricas, Memória e Espaço (NHIMES)

Criado em 2013, as instalações do NHIMES (em fase de construção) preveem sala de 54 metros quadrados, dotada de computadores, scanners, acervo bibliográfico e documental relacionado com suas atividades. O NHIMES é um espaço de estudo e produção de conhecimento em História, que congrega pesquisadores que compartilham entre si a consciência de que a história é uma forma de hierarquizar, preservar e produzir  a memória exteriorizada, marcada por uma racionalidade e uma objetividade próprias, oriundas de seus contextos de criação (institucionais, sociais e geográficos). O universo de inspeção privilegiado pelo laboratório é aquele composto de um arquivo que não se resumo ao universo burocrático dos textos oficiais, mas estendido aos textos literários, aos conhecimentos formais da disciplina histórica, às memórias e narrativas de viajantes, às transformações do espaço e às intervenções na natureza promovidas pela ação humana. Dessa foram, os estudiosos do NHIMES buscam investigar os mais variados aspectos culturais da modernidade, como a construção cultural das instituições, os fluxos migratórios, a consolidação e a reprodução da memória, a transformação urbana e a ocupação do território.

 

 

BUSCA NO SITE

Endereço

Departamento de História – Universidade Federal de Viçosa
Av. P. H. Rolfs, s/n, Viçosa – CEP 36570-900. E-mail: mestradohistoria@ufv.br. Tel. (31) 3899-4071.

 

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress