Infra-estrutura

Todos os orientadores do Curso possuem em seu gabinete aparelho telefônico e microcomputador ligado à rede Internet, 24 horas por dia.

A estrutura do Departamento de História prevê espaços destinados aos estudantes de pós-graduação, como salas de reunião e estudo dotadas de computadores e demais equipamentos.

Além disso, o Curso dispõe da seguinte estrutura laboratorial:

1. Laboratório Multimídia de Pesquisa Histórica (LAMPEH).

Criado em 2004, o Laboratório está situado no edifício da Biblioteca Central da UFV e possui três salas climatizadas, com área total de 150 metros quadrados. Dispõe de 2 leitoras de microfilmes, vinte computadores, quatro scanners, um data-show, dois gravadores digitais de som, dez discos rígidos externos e um servidor que abriga a página do laboratório, através da qual são disponibilizadas páginas com acervo on-line (www.lampeh.ufv.br).

Além de abrigar obras de consulta controlada da BBT, o Lampeh possui acervo de microfilmes de jornais do século XIX e acervo de cds (Projeto Resgate). Através da página www.lampeh.ufv.br/acervosmg disponibiliza fontes documentais digitalizadas (em convênio com o IPHAN), bem como banco de dados digitais do Arquivo da Câmara Municipal de Viçosa.

2. Laboratório de Narrativas Históricas, Memória e Espaço (NHIMES)

Criado em 2013, as instalações do NHIMES (em fase de construção) preveem sala de 54 metros quadrados, dotada de computadores, scanners, acervo bibliográfico e documental relacionado com suas atividades. O NHIMES é um espaço de estudo e produção de conhecimento em História, que congrega pesquisadores que compartilham entre si a consciência de que a história é uma forma de hierarquizar, preservar e produzir  a memória exteriorizada, marcada por uma racionalidade e uma objetividade próprias, oriundas de seus contextos de criação (institucionais, sociais e geográficos). O universo de inspeção privilegiado pelo laboratório é aquele composto de um arquivo que não se resumo ao universo burocrático dos textos oficiais, mas estendido aos textos literários, aos conhecimentos formais da disciplina histórica, às memórias e narrativas de viajantes, às transformações do espaço e às intervenções na natureza promovidas pela ação humana. Dessa foram, os estudiosos do NHIMES buscam investigar os mais variados aspectos culturais da modernidade, como a construção cultural das instituições, os fluxos migratórios, a consolidação e a reprodução da memória, a transformação urbana e a ocupação do território.

3.  Laboratório de Aerofotogrametria do Departamento de Engenharia Florestal.

Constituído por duas salas, uma com 80 metros quadrados com equipamentos e outra com 65 metros quadrados para aulas práticas. Entre os equipamentos, possui 6 restituidores Wild B9S; 1 restituidor Zeiss de dupla projeção; 1 restituidor estereotopo; 25 estereoscópios de espelhos com 25 barras de paralaxe (estereomicrometros); 25 estereoscópios de lentes com 6 barras de paralaxe; 5 planímetros mecânicos e 2 digitais; 5 curvímetros e um ampliador de fotos e mapas (mapográfico). Possui 2000 fotos aéreas e cerca de 200 imagens orbitais em seu acervo. Além das aulas práticas, o laboratório dá suporte para pesquisas e elaboração de pequenos planos de vôo para aeronaves de pequeno porte, cálculo de áreas geradas a partir de imagens fotográficas e não fotográficas e a geração de mapas planimétricos via restituição.

4. Laboratório de Cartografia do Departamento de Engenharia Civil da UFV.

É constituído por uma sala com 35,25 metros quadrados para aulas práticas. Conta com 20 computadores equipados com programas de cartografia.

5. Laboratório de Geoprocessamento do Departamento de Solos da UFV.

Constituído por uma sala de 82,68 metros quadrados, conta com 25 computadores e 1 servidor, rede interna e exteerna, scanner e data-show. O laboratório é utilizado para pesquisas e aulas práticas de disciplinas que trabalham com geoprocessamento e demais atividades de pesquisa e didáticas que envolvam a produção de cartografmas.

6. Laboratório de Informática do Centro de Ciências Humanas e Letras da UFV. Possui sala de 31,64 metros quadrados com 40 computadores, divididos em duas salas, podendo atender a uma demanda de 80 alunos simultaneamente em atividade de aulas ou 40 alunos para consultas a internet, digitação de trabalhos acadêmicos e outras atividades.

7. Laboratório de Geomorfologia do Departamento de Geografia da UFV. Constituído por uma sala de 20 metros quadrados, possui 20 computadores, 1 servidor, data-show, rede interna, plotter, mesa digitalizadora, scanner, 20 planímetros, 20 curvímetros, 12 GPS, 1 estação total, 1 máquina fotográfica Relatório de Dados Enviados do Coleta 20/09/2017 18:15:54 16 digital; 1 estereoscópio de espelho, clinômetro, dentre outros equipamentos. É utilizado em aulas práticas que envolvam análise de geomorfologia, pedologia e uso e ocupação da terra. As análises químicas, mineralógicas, micromorfológicas e físicas são feitas nos laboratórios do Departamento de Solos e no Núcleo de Microscopia Eletrônica da UFV.

8. Laboratório de Pesquisas Geográficas, Geografia Humana e Econômica.

Possui sala de 126,40 metros quadrados, contendo 3 pranchetas com bancos, 7 mesas com cadeiras, quatro computadores, uma impressora e um scanner de mesa. A mapoteca conta com amplo acervo de mapas temáticos e cartas topográficas. O laboratório destina-se às atividades de pesquisa realizadas por docentes e discentes da UFV, mais especificamente no que se refere à parte cartográfica e trabalhos de campo. Atende também a necessidade de atualização dos professores de ensino fundamental e médio da região, prestando serviços de assessoria às comunidades, órgãos públicos e empresas privadas.

 

BUSCA NO SITE

Endereço

Departamento de História – Universidade Federal de Viçosa
Av. P. H. Rolfs, s/n, Viçosa – CEP 36570-900. E-mail: mestradohistoria@ufv.br. Tel. (31) 3899-4071.

 

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress