Convênios

Convênio Internacional com a Universidade de Évora e a Cátedra UNESCO “Patrimônio Imaterial e Saber Fazer Tradicional”.

 

Os entendimentos entre a Coordenação do Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania, do Departamento de História da Universidade Federal de Viçosa e o Centro Interdisciplinar de História, Cultura e Sociedades da Universidade de Évora tiveram início no segundo semestre de 2014. Em março do ano seguinte, um grupo de estudantes da primeira turma do Mestrado participaram de um curso em Évora, ministrado pelo professor Dr. Filipe Themudo Barata, intitulado “Gestão do Patrimônio Cultural e Especialização Inteligente”. Elaborou-se, então, um Protocolo de Colaboração envolvendo as duas Universidades, bem como a Cátedra UNESCO intitulada “Patrimônio Imaterial e Saber Fazer Tradicional”.

O convênio prevê a cooperação entre as instituições envolvidas para promover atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas com o patrimônio cultural. Será viabilizada a participação dos pesquisadores associados na rede UNITWIN da Cátedra UNESCO, bem como em disciplina sobre gestão do patrimônio cultural para discentes do curso de Mestrado e demais interessados.

Outra iniciativa é a criação e manutenção de uma página, através da qual serão veiculadas notícias sobre o Convênio, os projetos e resultados das pesquisas, atividades de ensino e extensão. A página será mantida e alimentada pela equipe do Laboratório Multimídia de Pesquisa Histórica (LAMPEH)  da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Minas Gerais. O primeiro projeto de pesquisa a ser desenvolvido prevê um estudo comparativo sobre a gestão do patrimônio cultural nas cidades de Évora e Ouro Preto, ambas detentoras do título de Patrimônio da Humanidade.

BUSCA NO SITE

Endereço

Departamento de História – Universidade Federal de Viçosa
Av. P. H. Rolfs, s/n, Viçosa – CEP 36570-900. E-mail: mestradohistoria@ufv.br. Tel. (31) 3899-4071.

 

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress